Componentes ativos do creme TKTX Numbing

 

Anestésicos tópicos, mais conhecidos como cremes anestésicos para a pele, podem ser usados ​​durante procedimentos de penetração na pele, como tatuagens, piercings, tratamentos a laser, remoções de tatuagens ou trabalhos estéticos para reduzir a dor ou sensibilidade nas áreas em que são aplicados. 


Algumas pessoas têm alta tolerância à dor e veem a dor como parte do processo, outras não. Não há nada de errado em querer ficar o mais confortável possível durante a sessão; cremes anestésicos podem ajudar a aliviar qualquer desconforto do procedimento.

Mas como funcionam esses anestésicos para tatuagem? E quais ingredientes eles contêm?

A maioria dos produtos anestésicos tópicos contém até 5% de “lidocaína”. Quanto maior a percentagem, mais eficaz e mais forte será a capacidade de anestesia - mais confortável e menos doloroso será o seu tratamento!

Os ingredientes ativos do creme anestésico TKTX (10 gramas) são: lidocaína, prilocaína e epinefrina.

Então, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada ingrediente ativo.

Lidocaína

A lidocaína pertence à família de medicamentos chamados anestésicos locais. Usar isso em creme deixa sua pele dormente. Ele atua impedindo que as terminações nervosas da pele enviem sinais de dor ao cérebro e é usado principalmente antes de qualquer sessão cosmética que envolva uma agulha. 

Prilocaína

A estrutura da prilocaína é muito semelhante à da lidocaína. Seu tempo de ação é mais lento que o da lidocaína e sua duração é um pouco maior. A combinação dos dois é usada em cremes e adesivos para anestesiar a pele e aumentar o efeito anestésico.

Epinefrina 

A epinefrina (ou também comumente conhecida como adrenalina) mantém a lidocaína localizada, dificultando o fluxo da lidocaína para fora da área alvo. Enquanto a lidocaína diminui qualquer sensação de desconforto quando a agulha (da tatuagem) rompe a pele pela primeira vez, a epinefrina aperta os vasos sanguíneos, diminuindo o inchaço e o sangramento durante o processo.

 

Existem possíveis efeitos colaterais?

Além do efeito desejado, esses ingredientes podem causar efeitos colaterais. Os principais efeitos secundários são os seguintes:
Raros (afectam 1 a 10 pessoas em cada 100)
Irritação da pele: Irá notar isto, por exemplo, através da pele vermelha, inchaço no local da injecção, comichão, formigueiro ou sensação de ardor. Consulte o seu médico se isso não desaparecer.

Resumo de lembretes importantes

  • O creme para a pele com lidocaína funciona muito rapidamente. A maioria das pessoas começará a sentir um efeito entorpecente dentro de 30 a 60 minutos.
  • Use o creme apenas na pele não danificada. Não coloque em cortes ou arranhões.
  • O creme para a pele com lidocaína é geralmente muito seguro. Os efeitos colaterais mais comuns são coceira e formigamento.
  • Evite coçar ou esfregar a área tratada da pele, ou expô-la ao calor ou frio extremos, até que o efeito anestesiante desapareça.
  • Se você comprar um creme de lidocaína para a pele para usar antes de um procedimento cosmético, informe à pessoa que fez o procedimento que você o usou.